top of page
  • bibliotecacolegiom

UNS CROMOS DIFERENTES



Cego desde bebé, o jovem Sebastian Filoramo não quis ficar de fora da febre dos cromos. E adaptou o seu álbum do Mundial 2022 para invisuais.


Tem 12 anos e, como qualquer criança, gosta dos álbuns de cromos do Mundial e tem direito a usufruir dele. Uma vez que os próprios álbuns não estão preparados para pessoas invisuais, o jovem venezuelano Sebastian Filoramo, com a ajuda do pai e da professora, garantiu que não vai ficar de fora da febre dos cromos.


“Influência + Inclusão = Educação”. É esta a mensagem que Sebastian Filoramo, de 12 anos, passa aos mais de 270 mil seguidores que tem no Instagram. A mesma conta que utilizou para divulgar a forma como superou as dificuldades e encontrou uma maneira de acompanhar a febre dos cromos do Mundial: invisual, o jovem venezuelano adaptou o álbum a braille.


"A febre do Campeonato do Mundo não é apenas sentida e experimentada por aqueles que assistem. Todos temos o direito de colecionar os nossos ídolos do futebol", disse o jovem venezuelano na publicação onde apresentou o processo de adaptação do seu álbum.



"Ele tem sempre ideias brilhantes", disse Yohelis Nelo, a professora do jovem que o ajudou neste projeto. "Eu concordei em ajudá-lo, mas disse-lhe que primeiro tínhamos de terminar os trabalhos de casa".


A publicação, que conta com mais de 100 mil gostos, é uma forma de avançar no caminho para a “verdadeira inclusão”. E Sebastian deixa a mensagem: “Ao falar de inclusão, todos os aspetos da vida quotidiana de todas as pessoas com deficiência devem ser tidos em conta, a fim de lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida”.



Rita Meireles


In:

https://tribuna.expresso.pt/mundial-2022/2022-11-11-Cego-desde-bebe-o-jovem-Sebastian-Filoramo-nao-quis-ficar-de-fora-da-febre-dos-cromos.-E-adaptou-o-seu-album-do-Mundial-2022-para-invisuais-2ea7b1df


Consultado em 18/11/2022


bottom of page