top of page

Sugestões de Leitura - Secundário

O Verão em Que Quebrámos Todas as Regras, K. L. Walther

O verão é só jogos e diversão, e as preocupações não existem. Até alguém partir o coração. Há pouco mais de um ano, Meredith perdeu a sua adorada irmã, Claire. Desde então, foi abandonada pelo namorado, afastou-se de todos, deixou de sair com os amigos e não teve mais cabeça para nada. Porém, este verão, ela quer voltar a viver e está determinada a fazer tudo a que tem direito.

 

Como é habitual, a grande família de Meredith prepara-se para ir até Martha's Vineyard. Este ano, até vão ter um casamento na praia, mas o que mais a entusiasma é o já tradicional jogo do Assassino que os Foxes fazem sempre, e no qual Claire adorava participar. Contudo, quando Meredith decide escolher Wit, irmão do noivo por afinidade, para parceiro no desafio, os seus planos começam a derrapar. Tenta concentrar-se no jogo, quer ganhá-lo em memória da irmã, mas não consegue pôr um travão nos sentimentos que a invadem. Durante aquela semana, uma tempestade varre a vida de Meredith, que pode mesmo perder o jogo… e o coração.

 

Inspirada em músicas de Taylor Swift, esta história mostra-nos que, às vezes, há coisas que temos mesmo de deixar para trás, porque, sob o sol, há uma palavra quente e doce como o verão - felicidade.

 

in https://www.presenca.pt/products/o-verao-em-que-quebramos-todas-as-regras (consultado em 24/03/2023)

E só Ficaram Cinco, Holly Jackson

Oito horas, seis amigos. E, no final, só ficaram cinco.

As férias chegaram, é primavera e seis amigos decidem fazer uma viagem juntos. Vão numa autocaravana e, de repente, no meio do nada, sem rede de telemóvel, há uma avaria e ficam parados. Mas isto parece tudo menos um acidente. Isto parece tudo menos por acaso. Alguém os persegue.

 

Lá fora, há um atirador a vigiá-los. E mais: sabe perfeitamente quem eles são. Acontece que um dos seis amigos tem um segredo pelo qual aquele atirador está disposto a matar. Enquanto o grupo tenta desesperadamente pedir ajuda, os segredos começam a vir à superfície e a tensão atinge níveis explosivos. Uma coisa é certa: nem todos sobreviverão àquela noite. Faltam oito horas para o sol nascer. E alguém terá de… morrer.

 

Depois do êxito mundial de O Homicídio Perfeito, Holly Jackson regressa com um thriller imperdível. Inspirem fundo, sustenham a respiração e… preparem-se para só parar na última página.

 

In https://www.presenca.pt/products/e-so-ficaram-cinco (consultado em 24/09/2023)

60740065_E_So_Ficaram_Cinco_1024x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Tokyo Ever After - Princesa à Prova, Emiko Jean

Uma história romântica, divertida e comovente sobre uma jovem inadaptada que descobre ter sangue azul.

 

Não é fácil ser nipo-americana numa cidade predominantemente branca da Califórnia. Talvez por isso, Izumi Tanaka, Izzy para os amigos, sempre tenha sentido dificuldade em adaptar-se à vida nos Estados Unidos. Criada pela mãe solteira, Izzy descobre a certa altura uma pista sobre a identidade do seu pai, que não é senão o príncipe herdeiro do Japão. O que significa que ela é nem mais nem menos do que uma princesa.

 

Num turbilhão de emoções, Izzy viaja para o Japão para conhecer o pai e descobrir o país com que sempre sonhou. Mas ser uma princesa não se resume a vestidos de baile e tiaras. Há primos interesseiros, uma imprensa faminta, um guarda-costas sisudo — mas muito atraente... — e milhares de anos de tradição e costumes para aprender da noite para o dia.

 

Izzy vê-se presa entre dois mundos e duas versões de si mesma. Em casa, nunca foi americana o suficiente e, no Japão, tem de provar que é japonesa o suficiente. Irá Izumi cair sob o peso da coroa, ou viverá ela o seu desejado conto de fadas?

 

in https://www.wook.pt/ebook/tokyo-ever-after-emiko-jean/28551774 (consultado em 06/10/2023)

tokyo-ever-after-princesa-a-provaNM48346-677x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

A Biblioteca da Meia-Noite, Matt Haig

Se pudesses escolher a melhor vida para viver, o que farias?

 

No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente.

 

Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la.

 

In https://www.penguinlivros.pt/loja/topseller/livro/a-biblioteca-da-meia-noite/ (consultado em 16/10/2023)

300x (4).webp

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid

Evelyn Hugo, uma das maiores estrelas de Hollywood, agora a aproximar-se dos 80 anos, decide finalmente contar tudo sobre a sua vida recheada de glamour e de uma boa dose de escândalos. Quando escolhe a desconhecida Monique Grant para escrever a sua história, todos ficam surpreendidos, incluindo a própria jornalista. Porquê ela? Porquê agora?

​

Determinada a aproveitar a oportunidade para impulsionar a sua carreira, Monique regista o relato de Evelyn com fascínio e admiração. Da chegada a Hollywood no início da década de 1950 à decisão de abandonar o mundo do espetáculo 30 anos depois, incluindo, claro está, os seus sete casamentos, a vida de Evelyn é repleta de ambição desmedida, amizades improváveis e um grande amor proibido.

​

À medida que a história de Evelyn se aproxima do final, torna-se claro que a sua vida está ligada à de Monique de uma forma trágica e irreversível.

 

in https://www.bookgang.pt/product-page/os-sete-maridos-de-evelyn-hugo-de-taylor-jenkins-reid (consultado em 24/10/2023)

os-sete-maridos-de-evelyn-hugoTS44513.webp

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Grand Hotel Europa, Ilja Leonard Pfeijffer

Um escritor aloja-se no ilustre e decadente Grand Hotel Europa. Na bagagem traz os destroços da sua relação com Clio, com quem vivera não só uma esplendorosa história de amor em Veneza, mas também uma emocionante cruzada em busca da última pintura de Caravaggio. Ao mesmo tempo em que confia à memória e à escrita a cura para a sua desolação, deixa-se atrair pelo charme e pelos mistérios daquele hotel e das fascinantes personagens que o habitam. Grand Hotel Europa é um magistral romance de reflexão sobre o nosso continente, sobre o peso da história e da herança cultural que o tornam um magnífico museu a céu aberto, irresistível para o turismo de massas, antecipando a partir deste retrato os desafios gigantescos que se anteveem para o futuro. Com esta história de múltiplas camadas, que se lê avidamente, Ilja Leonard Pfeijffer quis criar o grande romance europeu da atualidade.

 

In https://www.bertrand.pt/livro/grand-hotel-europa-ilja-leonard-pfeijffer/24575280 (consultado em 03/12/2023)

1507-1 (4).jpg

Lê aqui algumas páginas

A História de Portugal Contada pelos Vilões - Descubra o Outro Lado da nossa História, Filipe Luís

E se a História de Portugal fosse contada pelos maus da fita?

Que motivos tinha D. Afonso IV para mandar assassinar Inês de Castro?

E por que razão se opôs D. Teresa de Leão à independência de Portugal?

Miguel de Vasconcelos foi mesmo um traidor ou comportou-se, apenas, como um patriota, filho do império que o viu nascer e o formou?

Que contexto social motivou a amoralidade assassina de Diogo Alves?

Terá mesmo D. Carlota Joaquina a meretriz conspiradora que o povo tanto odiou?

E D. Leonor Teles, a Aleivosa, foi realmente uma sedutora traiçoeira?

E porque terá sido escolhido Casimiro Monteiro para integrar o comando da PIDE que matou Humberto Delgado?

​

Neste livro, o autor entra na pele de 12 personagens reais, que o imaginário popular identifica como vilões, e procura reconstituir o que seria a sua versão dos acontecimentos de que foram protagonistas.

​

O resultado é um híbrido entre o romance histórico e o rigoroso relato historiográfico de mais de 900 anos, entre 1080, data de nascimento da primeira personagem do livro, e 1993, data da morte da última.

​

Este não é um livro de História, mas um livro sobre a História, através de um olhar absolutamente original.

 

in https://www.bertrand.pt/ebook/a-historia-de-portugal-contada-pelos-viloes-filipe-luis/24008318 (consultado em 01/01/2024)

Se os Gatos Desaparecessem do Mundo, Genki Kawamura

Tão belo quanto comovente, este é um romance sobre a perda e sobre o quão importante é estarmos próximos e presentes na vida de quem amamos. Em pleno século XXI, o que importa realmente na vida?

​

Os dias do jovem carteiro estão contados. Afastado da família, vive sozinho e tem por companhia o seu gato Repolho. Nada o preparou para a notícia que acaba de receber: o médico diz-lhe que tem apenas alguns meses de vida. Mesmo antes de começar a escrever a lista de coisas que tem de fazer antes de morrer, o Diabo aparece para lhe propor um trato: se ele fizer desaparecer apenas uma coisa do mundo, ganha um dia de vida. Assim começa uma estranhíssima semana…

​

Pensemos: como podemos escolher o que conta realmente na nossa vida? Como separamos as coisas sem as quais viveríamos daquelas de que mais gostamos? Perante a oferta do Diabo, o protagonista desta história e o seu adorado gato são levados até aos limites da escolha, da aceitação e da reconciliação.

​

Um romance-fábula sobre um homem e a sua luta para descobrir o que realmente importa na vida.

 

In https://www.presenca.pt/products/se-os-gatos-desaparecessem-do-mundo (consultado em 01/01/2024)

450 (1).jpg

Lê aqui algumas páginas

A Gorda, Isabela Figueiredo

Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E esta característica física incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre e aguenta, em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver. Um romance sobre a importância da imagem que temos de nós próprios. Uma personagem que tem uma visão quase que destrutiva de si própria, mas que nem por isso deixa de seguir a sua missão principal: viver a sua vida. E apesar de todos os desgostos que sofre, incluindo a perda de ambos os pais, não esquece nunca essa sua missão. Um livro desconcertante, mas também esperançoso!

 

Sinopse desenvolvida a partir da revista literária Blimunda e de bertrand.pt

300x (6).webp

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Lá, Onde o Vento Chora, Delia Owens

Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.

​

O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.

​

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

 

In https://www.wook.pt/livro/la-onde-o-vento-chora-delia-owens/23167302 (consultado em 31/01/2024)

300x (1).jpg

Lê aqui algumas páginas

bottom of page