top of page

Sugestões de Leitura - 3.º Ciclo

Colégio do Templo - As Cartas, Nuno Bernardo

As aventuras do Colégio do Templo continuam e, agora que chegamos ao terceiro livro da coleção, vale mesmo a pena reler os anteriores, pois, daqui para a frente, tudo pode acontecer! Ler livros de coleções traz estas coisas boas: é como se estivéssemos a ver uma série de televisão, mas com palavras – as cenas és tu que as constróis com a tua imaginação.

 

Há coisas muito perigosas em preparação na escola e a Sara volta a estar no centro desta história. Neste colégio interno, onde os estudantes são pessoas com poderes extraordinários, tudo pode acontecer de forma mágica e inexplicável. Quando a origem desta escola começa a levantar dúvidas, Sara e os amigos apercebem-se de que algo de estranho se está a preparar.

 

Este é um livro escrito de uma forma tão envolvente e tão empolgante que não o vais conseguir largar.

 

in Visão Júnior, junho de 2023

60970026_Colegio_Templo_Cartas_1024x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Os Segredos da Maxi, Lynn Plourde

Num tempo em que vivemos numa exposição constante a estímulos visuais, surge um livro que traz uma história que conta o que está além da vista… e da audição, até!

 

Aqui temos um miúdo que muda de cidade e de escola a tempo de começar um novo ano. Nem toda a gente sabe o que é ser um novo aluno e para Timminy as coisas vão ser duras. Contará com a ajuda de Maxi, uma cadela extraordinária, e a destemida vizinha Abby. Um grupo improvável que nos traz uma história poderosa que tocará quem a ler.

 

in https://visao.pt/visaojunior/livros/2023-08-31-livros-sugestoes-para-descobrir-em-setembro/ (consultado em 03/09/2023)

os-segredos-da-maxiBI37011-682x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

Os Livros que Devoraram o meu Pai - A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim,

Afonso Cruz

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.

​

Esta é a sua verdadeira história - contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

 

in https://caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/10-anos/os-livros-que-devoraram-o-meu-pai/ (consultado em 06/10/2023)

500_9789722120951_os_livros_devoram_meu_pai.jpg

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

Invisível, Eloy Moreno

Quem nunca sonhou ser invisível? E quem nunca desejou deixar de o ser, para que os outros nos vejam tal como somos?

 

Emotiva, surpr­eendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós.

 

Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave. Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…

 

Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola. Poderia ter sido uma sexta-feira como qualquer outra, não fosse o teste de Matemática na última hora. E se, daquela vez, o rapaz tivesse dado outra resposta, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Mas aquela resposta muda a sua vida.

 

De um dia para o outro, o seu mundo fica cheio de monstros: que vão e voltam, que magoam e humilham. E outros monstros que assistem a tudo e viram a cara. O rapaz sente a raiva crescer dentro dele, mas não sabe o que fazer com ela. Gostaria de se tornar um super-herói, de ter um superpoder capaz de impedir que se magoe novamente.

 

E, de repente, ele encontra esse poder, o poder da invisibilidade.

 

in https://www.presenca.pt/collections/all/products/invisivel (consultado em 16/10/2023)

60710049_Invisivel_1024x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

Gosto, logo Existo, Isabel Meira

Provavelmente, para ti, não há um antes e um depois da internet. Quando nasceste já estava tudo ligado e nem te parece possível que o mundo funcione de outra forma. No entanto, a internet mudou — e ainda está a mudar — muita coisa no mundo, incluindo o jornalismo.

​

Através da internet, apareceram gigantes invisíveis como a Google e o Facebook. Não são empresas de jornalismo, mas transformaram a nossa forma de aceder à informação. Nas redes sociais, as notícias parecem supersónicas e as visualizações, os likes e as partilhas podem chegar aos milhões. O problema é que os rumores, os boatos e as mentiras também.

​

Habituámo-nos a receber a informação e a desinformação que nos chega através de algoritmos secretos, a ter rotinas em mundos virtuais, a comunicar com abreviaturas e emojis. Vivemos numa enorme bolha de likes e partilhas.

​

Mas será que conhecemos bem as regras do jogo? Qual o impacto de tudo isto na nossa relação com o mundo e nas decisões que tomamos?

​

Este livro acredita que é importante fazer perguntas e que as respostas não estão todas no Google.

 

in https://www.planetatangerina.com/pt-pt/loja/gosto-logo-existo/ (consultado em 10/11/2023)

gosto-logo-existo-capa.png

Lê aqui algumas páginas

Ghost, Jasonn Reynolds

«Nunca deixes que alguém faça pouco da tua vida ou dos teus sonhos.»

Castle Cranshaw, ou Ghost, como ele próprio se intitula, é um miúdo considerado "problemático". Vive sozinho com a mãe e uma das coisas de que mais gosta é descobrir novos recordes do Guiness. Um dia, Ghost passa por uma equipa de atletismo que está a treinar e fica com vontade de experimentar. Ghost impressiona todos os presentes com a sua incrível velocidade e o treinador convida-o para entrar na equipa, mas com uma condição: ele tem de ter bom comportamento e bons resultados não só na corrida, mas também na escola.

​

Não é assim tão fácil manter-se fora de sarilhos, mas Ghost integra-se no grupo e aprende as maiores lições com os seus erros e com as revelações dos colegas e do próprio treinador.

​

Ao longo do livro é Ghost quem nos conta a sua história, que nos revela a importância do desporto, da amizade e da capacidade de sacrifício para se superar na pista e fora dela.

​

Considerado um dos 100 melhores livros pelo programa The Great American Read.

 

in https://www.penguinlivros.pt/loja/fabula/livro/ghost/ (consultado em 10/11/2023)

ghostFA78897-697x1024.webp

Lê aqui algumas páginas

Olha para os Dois Lados, Jason Reynolds

Dez caminhos percorridos no mesmo dia. Dez adolescentes que saem da mesma escola. Um livro inesquecível de um autor multipremiado que nos prende e questiona: «Como vais mudar o mundo?»

​

Em 10 breves histórias, que se entrecruzam de forma perfeita e quase impercetível nos mais pequenos detalhes, acompanhamos vários adolescentes desde o toque de saída da escola até à chegada a casa. Cada conto é apresentado sob vários ângulos. Tal como quando se atravessa a rua, somos levados a olhar para os dois lados da vida de cada um deles, e só então percebemos o porquê das suas ações e dos caminhos que tomam. Cada adolescente tem personalidade e circunstâncias distintas, as suas alegrias, os seus medos e os seus desafios diários. Uma galeria de personagens que nos inspiram com a sua coragem e a sua resiliência.

​

Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.

 

in https://www.wook.pt/livro/olha-para-os-dois-lados-jason-reynolds/25382843 (consultado em 01/01/2024)

1507-1 (5).jpg

Lê aqui algumas páginas

Bem-vindos ao Sul, Marianne Kaurin

Será que o verão passado em casa, no seu bairro, pode ser melhor do que umas férias num destino exótico e distante? Será que as férias que parecem ser as piores de sempre se vão tornar nas melhores até aí vividas?

​

Uma menina de 11 anos descobre que não tem planos para o verão. Ao contrário dos seus colegas da escola que vão para locais de sonho, a situação financeira da família não permite que passe férias fora de casa. Questionada na escola, ela não resiste a inventar uma história: diz que vai passar 3 semanas numa praia do Sul da Europa. A partir daí, a mentira vai crescendo através de partilhas fictícias nas redes sociais. O problema vai ser quando o novo aluno da turma se muda para o bairro dela e descobre que ela está lá e não numa praia no Sul….

​

Um livro caloroso e perspicaz que nos fala da construção de uma amizade, da exclusão social e do uso das redes sociais. Uma leitura fácil, contada na 1ª pessoa, que fará rir, sonhar e pensar, com protagonistas inesquecíveis.

 

in https://www.penguinlivros.pt/loja/fabula/livro/bem-vindos-ao-sul/ (consultado em 01/01/2024)

450.jpg

Lê aqui algumas páginas

Os Reis do Mar, David Machado

Não te afastes foi a primeira novela juvenil de David Machado. O tema poderia bem ser o da amizade que salva. O contexto, o de uma catástrofe natural: um furacão. Uma tragédia interior, outra exterior, um desafio transformador, um elemento inverosímil. Os Reis do Mar oferece uma continuidade temática do primeiro título, Aos doze anos, Samuel tem um único objetivo: encontrar a sua casa levada pelo furacão e voltar à vida que tinha com os pais na cidade. O seu amigo Rá contou-lhe as histórias sobre os Piratas do Multiverso e mil outras conspirações intergalácticas que parecem explicar tudo: o velho Benício e o seu tesouro, o veleiro que misteriosamente surge no horizonte, a sinistra criatura que habita a Ilha dos Lobos... e até o paradeiro da casa desaparecida. Kaya - que sonha ser jornalista - juntar-se-á a eles, ainda que a sua racionalidade nem sempre seja bem-vinda. Neste encontro entre a imaginação e o real, deparamo-nos com uma experiência de crescimento, com muito respeito pelas ilusões e dores que o medo põe às costas de cada um. Sem esquecer vilões e heróis, amizade, solidariedade e a descoberta do primeiro amor.

​

Sinopse desenvolvida a partir da revista literária Blimunda e de bertrand.pt

gd_osreisdomar.jpeg

Lê aqui algumas páginas

O Rapaz do Caixote de Madeira, Elisabeth B. Leyson e Marilyn J. Harran

Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e, felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.

​

in https://www.presenca.pt/products/o-rapaz-do-caixote-de-madeira (consultado em 30/01/2024)

image-1_cc3e3f56-d392-43e5-9277-925b2e1dd199_1024x1024.jpg

Lê aqui algumas páginas

Ouve, também, a opinião de quem já leu, aqui:

bottom of page