Foram várias as iniciativas que, na semana de 22 a 26 de abril, assinalaram a celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos no nosso colégio. Os alunos do 9.º ano de escolaridade colaboraram de forma expressiva com trabalhos alusivos à efeméride, quer no âmbito da disciplina de História, onde idealizaram as capas de jornal que poderiam ter anunciado os acontecimentos que abriram as portas para a liberdade, quer com a colaboração dos docentes de Educação Visual, através de criações artísticas inspiradas pelos ideais do 25 de Abril de 1974.
Os alunos do 12.º ano de escolaridade de Línguas e Humanidades tiveram, igualmente, um papel ativo na transmissão de conhecimentos sobre este momento tão importante da nossa história aos alunos mais novos, ao dinamizarem a palestra «Uma história sobre... o 25 de Abril de 1974» para os alunos do 6.º ano de escolaridade.
Outras formas de levar os nossos jovens a refletir sobre o seu papel na construção de uma sociedade baseada nos valores da liberdade, da igualdade e da justiça passaram pela elaboração de um mural subordinado ao tema «O que é para ti a liberdade?» e pela apresentação da exposição «Cinco Décadas de Democracia, o que Mudou?», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, em cooperação com a Pordata e a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Comments