Foi no passado dia 9 de março que a biblioteca do Colégio Miramar teve o privilégio de receber o autor António Mota, que esteve à conversa com os alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade.
António Mota tornou-se professor aos 18 anos e, pouco tempo depois, publicou o seu primeiro livro (A Aldeia das Flores, 1979). Desde aí, não mais parou de escrever, tendo hoje mais de 100 obras publicadas. É um dos autores mais conhecidos da nossa literatura infanto-juvenil e recebeu diversos prémios, como o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (Pedro Alecrim, 1990) ou o Prémio António Botto (A Casa das Bengalas), entre outros.
Dono de uma energia cativante e, definitivamente, um orador nato, António Mota conseguiu prender a atenção de todos os presentes, conduzindo-os numa viagem pelo seu universo literário, onde o mundo rural e a riqueza das personagens que o povoam se destacam.
A marcar algumas paragens nesta viagem, ocorreram momentos preciosos de leitura levados a cabo pelo autor, que revelou a estreita relação que mantém com as suas histórias e as suas personagens. Naturalmente, a curiosidade dos alunos foi mais que muita e, mesmo com alguns nervos à mistura, colocaram várias questões a António Mota, algumas delas surpreendentes.
Um agradecimento especial a António Mota, por esta visita que, certamente, ficará na memória de todos!
留言