top of page
  • bibliotecacolegiom

PALAVRA DO ANO 2022 FOI «GUERRA»

Atualizado: 7 de jan. de 2023



A maioria foi clara: para 53,3% dos portugueses que votaram, a palavra que marcou o ano de 2022 foi «guerra». Num ano de ansiedades e de perdas, a lista das dez mais é significativa, sem espaço para otimismos.


A invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de fevereiro de 2022, deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e os portugueses perceberam o impacto deste acontecimento histórico. A palavra mais votada para identificar o último ano foi «guerra”» Segundo a Porto Editora, responsável pela iniciativa, este vocábulo foi eleito «com o maior valor percentual de votos de sempre». Votaram 36 mil internautas, que, em segundo lugar, escolheram a palavra «inflação» (18,8%).

Entre as palavras candidatas surgiam ainda abusos, ciberataque, energia, inflação, juros, nuclear, seca e urgências. A completar a lista das dez mais votadas surge «rainha», palavra escolhida por influência da morte de Isabel II.


A iniciativa da Porto Editora tem como principal objetivo «sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida».




(consultado a 06/01/2023)





C












bottom of page