Chegou às salas de cinema portuguesas um novo filme baseado na obra de Fernando Pessoa. “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, realizado por Edgar Pêra, estreou esta quinta-feira, dia 26 de outubro. Descrito como um thriller psicológico na sinopse, a longa-metragem é uma viagem através do universo mental do escritor, interpretado por Miguel Borges, e uma análise dos seus múltiplos heterónimos. Todos juntos, estas personagens formam o Nothingness Club.
Neste clube metafórico, o poeta consegue concretizar todos os seus sonhos em vida. No entanto, a entrada em cena de uma mulher sofisticada, muito diferente da Ofélia do mundo real, vem desestabilizar o grupo. Ao mesmo tempo, o heterónimo vanguardista, Álvaro de Campos disputa a autoridade de Pessoa de forma violenta.
O elenco deste filme conta com várias caras conhecidas, como Victoria Guerra (Ofélia Queirós), Albano Jerónimo (Álvaro de Campos), Vítor Correia (Ricardo Reis), Miguel Nunes (Alberto Caeiro), Paulo Pires (Barão de Teive) e António Durães (António Mora). “Não Sou Nada” inclui ainda a participação especial dos músicos Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) como ator (numa outra pele do autor) e João Vieira (X-Wife, White Haus e Wolf Manhattan).
in https://www.nit.pt/cultura/cinema/nao-sou-nada-fernando-pessoa-e-os-seus-heteronimos-regressaram-ao-grande-ecra (consultado em 27/10/2023)
Comentários