top of page
  • bibliotecacolegiom

JOSÉ SARAMAGO: A HISTÓRIA DO MENINO QUE GANHOU UM PRÉMIO NOBEL



Saramago é nome de escritor? É, mas é também o nome de uma planta parecida com o agrião e, na verdade, nem era para ser o nome do menino José, que nasceu no dia 16 de novembro de 1922, na Azinhaga. Que grande confusão, não é?


Fica a conhecer alguns factos curiosos sobre a vida de José Saramago que, em criança, chegou a dormir com porcos para se aquecer; e, apesar de se ter tornado um dos mais importantes escritores do nosso país, só recebeu o seu primeiro livro aos 12 anos!


Quando, a 16 de novembro de 1922, Maria da Piedade e José de Sousa foram pais, eles decidiram que o rapazito iria receber um nome igualzinho ao do papá. Sempre que alguém nasce, é feita uma inscrição no Registo Civil, um local onde ficam anotados todos os nascimentos e casamentos, entre outras informações importantes da vida das pessoas. O pai José tratou de ir ao registo e inscreveu o filho, só que a pessoa que lá trabalhava acrescentou, sem que ninguém lhe pedisse, o nome Saramago, que era o apelido brincalhão que davam à família. O escritor ficou registado com o apelido Saramago e assim foi para sempre, pois nunca alterou esta malandrice.


Com 2 anos, Zezito foi viver para Lisboa, mas voltava sempre nas férias à Azinhaga, uma vila no concelho da Golegã, no Ribatejo. Nos dias em que estava mesmo muito frio, os avós enfiavam os porcos na sua cama, para os animais não morrerem! Num tempo em que os adultos confiavam muito nas crianças, José saía de casa para passear, durante horas. Levava um bocado de pão, uma mão-cheia de azeitonas e figos secos, e partia à aventura pelos campos e pelas margens do rio Almonda, um afluente do Tejo.



José Saramago entrou para a escola, em Lisboa, aos 7 anos. Aprendeu a ler depressa. Podia não perceber o que lia, mas já conhecia as letras e sabia juntá-las de tanto as ver nas páginas dos jornais. A leitura permitiu-lhe conhecer o mundo maravilhoso dos livros. Só aos 12 anos, no entanto, é que o jovem José recebeu o primeiro livro para ler nas férias, oferecido pela mãe, que era dona de casa (o pai era polícia).


Por isso, José começou a frequentar bibliotecas. Aí podia explorar o mundo das histórias de que tanto gostava, sem gastar dinheiro. Durante anos, a Biblioteca das Galveias, em Lisboa, foi um dos lugares preferidos de José Saramago! Foi lá que descobriu muitos escritores que o marcariam para sempre.



Estudioso e dedicado, completou o 4.º ano e continuou a estudar, mas, como a família não tinha como pagar a faculdade, foi para uma escola profissional e, em cinco anos, aprendeu a ser serralheiro mecânico. Começou depois a trabalhar numa oficina de automóveis e exerceu várias profissões, entre as quais a de empregado de escritório.


Aos 25 anos, publicou o primeiro livro, Terra do Pecado, escrito na época em que nasceu a única filha, Violante. Trabalhou numa editora de livros, fez traduções, escreveu para jornais e só 19 anos mais tarde voltaria a publicar um novo livro.



Em 1998, Saramago recebeu o Prémio Nobel da Literatura, o mais importante galardão do mundo para os escritores. Um merecido reconhecimento pelo trabalho que este português fez desde que começou a juntar as letras lidas nos jornais até à data da sua morte, em 2001.



Fernando Carvalho

In:


Consultado em 5/11/2022


bottom of page