top of page
  • bibliotecacolegiom

Estudo revela que há mil milhões de jovens em risco de surdez por ouvirem música alto



Um novo estudo indica que uma esmagadora percentagem dos jovens de todo o mundo poderá vir a perder a audição, devido à forma como consomem música.


De acordo com o estudo, publicado pelo “BMJ Global Health Journal”, entre 670 milhões a 1,35 mil milhões de jovens correm risco de surdez. Em causa está o uso repetido de headphones e earbuds, bem como o elevado volume a que estão expostos em concertos.



O estudo, que foi publicado uma das revistas de medicina geral mais influentes e respeitadas do mundo, reuniu dados de mais de 19 mil pessoas entre os 12 e os 34 anos, e concluiu que 24% dos jovens ouvem música num volume demasiado alto nos seus aparelhos pessoais (telemóveis, leitores de mp3, etc.), e que 48% das pessoas foram expostas a níveis de decibéis perigosos em espetáculos ao vivo.


O estudo atualiza assim as informações dadas por um outro estudo de 2015, da Organização Mundial de Saúde, que indicava que mil milhões de jovens poderiam vir a perder a audição pelos mesmos motivos.


O estudo pede ainda “aos governos, à indústria e à sociedade civil” para que promova práticas de escuta saudáveis.


In:

https://expresso.pt/blitz/2022-11-17-Estudo-revela-que-ha-mil-milhoes-de-jovens-em-risco-de-surdez-por-ouvirem-musica-alto-7059ecd1


Consultado em 18/11/2022


bottom of page