top of page
bibliotecacolegiom

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro



O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Nesta data, a biblioteca de Colégio Miramar, em parceria com os grupos disciplinares de Ciências Naturais e Educação Física, e atendendo aos pressupostos do Programa de Educação para a Saúde, quis sensibilizar todos para o consumo excessivo e, muitas vezes, camuflado de açúcar.


Na exposição "Açúcar: a Droga do Século XXI", a comunidade escolar poderá constatar a quantidade de açúcar presente em alguns dos alimentos mais comuns do dia a dia e repensar as suas escolhas alimentares.



Adicionalmente, a nutricionista Cristina Portela estará à conversa com as turmas de 6.º ano sobre a temática da alimentação saudável, destacando o papel fundamental de uma boa alimentação na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no bem-estar geral.


O açúcar é a nova droga do século XXI


O açúcar causa dependência, tal como a cocaína, a heroína, a nicotina e o álcool. Já se desconfiava disto há algum tempo mas parece que faltava a evidência científica. Em 2008, Nicole Avena, do Center for Addiction Research & Education da Universidade da Florida, publicou dados que confirmam que o açúcar afeta os receptores de ópio e dopamina do nosso cérebro, causando, portanto, adição.


A comida de plástico foi inventada para causar dependência e não tem qualquer valor nutricional. O açúcar presente nos refrigerantes é um autêntico veneno. Uma coca-cola e qualquer outro refrigerante de 33 cl tem cerca de 12-15 colheres pequenas de açúcar e o efeito que isso tem no nosso corpo é simplesmente devastador. Precisamos de 32 copos de água para anular o prejuízo de apenas um refrigerante!



Este excesso de açúcar em tantos alimentos é também o motivo pelo qual vemos crescer a obesidade e os diabetes nas crianças.


A coca-cola tem um estimulante e um diurético (faz-nos perder água) que se chama cafeína. Tem também outro componente chamado sódio (sal). Porque será que a coca-cola tem tanto açúcar? Para esconder o sal e o ácido fosfórico presente que a torna mais ácida que o vinagre ou o limão. A quantidade de açúcar é tão grande que nem notamos o sal, nem o ácido!


E desengane-se quem pensa que os produtos light ou zero calorias são mais saudáveis como tentam vender. Tudo o que é light é enriquecido com adoçantes artificiais como o aspartame (fenilanina), acesulfame K, sacarina, sucralose (E-955), xarope de glucose, isto só para citar os mais conhecidos. Além de obesidade e diabetes, estes produtos podem causar perturbações no sono, disfunção sexual, cancro, esclerose múltipla, lúpus, diabetes e outras doenças degenerativas.


É urgente e de grande importância para o nosso futuro, para o futuro das nossas crianças, que se leiam os rótulos dos alimentos comprados, que se reduza ao máximo o consumo de açúcar, de doces, de alimentos processados, que haja mais informação, para que haja mais consciência dos erros cometidos e se possam mudar maus hábitos, passando a fazer escolhas mais saudáveis.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page