Alinhado com a celebração homónima por parte do Plano Nacional de Leitura, o Colégio Miramar promoveu, de 18 a 22 de março, a sua Semana da Leitura 2024. Procurando celebrar e incentivar o prazer de ler, foram desenvolvidas múltiplas atividades para promover a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores.
No dia 18, foi dado particular destaque a Camões, destaque esse ainda mais merecido quando se celebram os 500 anos do nascimento do poeta. Os alunos do 9.º ano de escolaridade brilharam no concurso de declamação «Cantos de Camões», donde saíram vencedores os alunos Matilde Oliveira, do 9.º C (1.º lugar), Duarte Arroz, do 9.º A (2.º lugar), e Duarte Condeças, do 9.º F (3.º lugar). E que bela homenagem prestaram estes alunos ao nosso ilustre Luís de Camões, ao declamarem as estâncias inaugurais d'Os Lusíadas!
Ainda em homenagem ao poeta da pátria, recebemos, no dia 19, o Teatro do Botão com o espetáculo Os Lusíadas com uma perna às costas. A partir dos episódios mais ilustrativos da obra Os Lusíadas, os atores recriaram o universo da odisseia marítima tal como é apresentada por Camões, mostrando aos alunos do 9.º ano de escolaridade uma versão mais cómica e «descomplicada» das aventuras vividas pelos marinheiros portugueses.
Nos dias 20, 21 e 22, tiveram lugar os Encontros com Autores. No dia 20, os alunos do Ensino Secundário receberam Marina Fonseca, que trouxe duas das suas obras dedicadas ao público adulto, Escolhas e Seral, onde recorre a vivências próprias recriadas num universo ficcional, marcadas por escolhas, perdas e vitórias, sentimentos dúbios, preconceito, amor, doença, desilusão e esperança.
No dia 21, acolhemos Sara de Almeida Leite, que foi recebida pelos alunos do 2.º Ciclo de escolaridade para com eles partilhar o seu percurso enquanto escritora e a sua experiência de criação literária. Entre os muitos pontos relevantes da sessão, suscitou particular interesse aos alunos a génese da muito popular coleção O Mundo da Inês, que recentemente inaugurou a sua segunda temporada com O Novo Mundo da Inês.
No dia 22, foi a vez de Ana Luísa Pais visitar o Colégio Miramar para uma conversa com os alunos do 3.º Ciclo. Com uma energia cativante, a autora relatou como as obras Socorro! Sou uma Adolescente e Eu e as Babes abordam sem preconceito os temas mais marcantes da adolescência, como os amores e desamores, as transformações físicas, as amizades que hão de ficar para a vida, os sucessos e insucessos ao nível pessoal e escolar..., numa perspetiva cómica e, simultaneamente, bastante profunda.
Mas não se pense que apenas os profissionais mereceram o palco nesta Semana da Leitura 2024! No dia 21, decorreu a terceira sessão do projeto «Livros Abertos: Voluntários pela Leitura», com a Madalena Vicente, do 8.º G, que contou uma versão hilariante do conto «Os Três Porquinhos», adaptada ao século XXI, e onde as adversidades do mercado imobiliário não ficaram de fora! O conto foi retirado da obra Contos de Fadas para Millennials, de Bruno Vincent, e arrancou valentes gargalhadas ao público.
Também no dia 21, Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore, foi apresentada a exposição «Poesia Visual», que aliou estas duas temáticas, a poesia e a árvore, com trabalhos surpreendentes produzidos pelos alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade. A iniciativa partiu do Conselho Eco-Escolas e acompanhou outras atividades, como o hastear da bandeira Eco-Escolas e a plantação de uma árvore.
A acompanhar estas celebrações do livro e da leitura, esteve patente, ao longo de toda a semana, na biblioteca, a exposição «Entre Estrelas e Rosas: uma Jornada com O Principezinho», dedicada à famosa obra de Antoine de Saint-Exupéry. Cedida por um colecionador particular, o senhor Joaquim Rosa, a coleção constitui um espólio inestimável de homenagem a esta obra prima da literatura universal que é O Principezinho, contemplando edições em múltiplas línguas e vários materiais inspirados na história do pequeno príncipe que viaja de planeta em planeta, mas, que, sobretudo, nos leva a viajar dentro de nós próprios. Um obrigado incomensurável ao senhor Joaquim Rosa por esta oportunidade única!
Commentaires