Neste dia em que se celebra a poesia, convidamos-te a refletir sobre o valor da poesia através da leitura da mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Poesia, em 21 de março de 2017, ao mesmo tempo que te presenteamos com uma belíssima leitura do poema «Prece», de Sophia de Mello Breyner Andresen, por João Meireles: https://youtu.be/xwU8IoQywZU
Nós não temos asas, não podemos voar;
Mas nós temos pés para escalar e subir
Por lentos graus, mais e mais,
Os cumes nebulosos do nosso tempo.
Henry Wadsworth Longfellow
Num momento em que os desafios que enfrentamos – desde a mudança climática, a desigualdade e a pobreza até ao extremismo violento – parecem tão árduos, as palavras do poeta Henry Wadsworth Longfellow dão-nos esperança.
Organizada em palavras, colorida com imagens, batida com a métrica certa, a poesia tem um poder incomparável. É o poder de nos sacudir da vida quotidiana e de nos lembrar a beleza que nos cerca e a resiliência do espírito humano compartilhado.
A poesia é uma janela para a diversidade humana de tirar o fôlego. A lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade inclui dúzias de formas de expressão oral e de poesia, desde o duelo poético Tsiattista do Chipre, à poesia cantada Ca trù do Vietname e Al-Taghrooda, até à poesia tradicional beduína do Omã e dos Emirados Árabes Unidos. Tão antiga quanto a própria linguagem, a poesia segue mais vital do que nunca, num tempo de turbulência, como fonte de esperança e um modo de compartilhar o que significa viver neste mundo.
O poeta Pablo Neruda escreveu “a poesia é um ato de paz”. A poesia é única na sua habilidade de falar através do tempo, do espaço e da cultura, a fim de alcançar diretamente os corações das pessoas em todos os lugares. É uma fonte de diálogo e de compreensão – sempre foi uma força para desafiar a injustiça e promover a liberdade. Como nova embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a Liberdade Artística e Criatividade, Deeyah Khan disse que toda a arte, inclusive a poesia, “tem a extraordinária capacidade de expressar resistência e rebelião, protesto e esperança”.
A poesia não é um luxo.
Ela reside no âmago de quem nós somos, como mulheres e homens, vivendo juntos hoje, aproveitando a herança das gerações passadas, guardiões do mundo para os nossos filhos e netos.
Ao celebrar a poesia hoje, nós celebramos a nossa capacidade de nos unirmos, num espírito de solidariedade, para escalar “os cumes nebulosos do nosso tempo”. Nós precisamos disso para levar adiante a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, implementar o Acordo do Clima de Paris, para garantir que nenhuma mulher ou homem sejam deixados para trás.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/message_of_unesco_for_the_world_poetry_day/ (consultado em 1/3/2018)
Yorumlar